Pages

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Terror: Das telas para a realidade

TERROOOOOOOOOOOOOOR! VOCÊ É CORAJOSO?

Fim de semana chegando e uma das opções de lazer de muita gente é estourar uma bacia de pipoca, ter um refrigerante bem gelado e assistir um bom filme. Melhor ainda se tiver coberta e o filme for de terror. E claro, ter alguém do lado é sempre bom (além de você automaticamente se fazer de durão destemido, tem o braço da pessoa pra apertar, arranhar, fazer sangrar enquanto você se assusta e grita que nem louca). E mesmo sabendo que a noite você NÃO. VAI. DORMIR. você é vencido pela curiosidade e fica lá tapando os olhos com as mãos, mas espiando pelas frestas (eu sei que você faz isto). Bom, e se eu te disser que alguns filmes são tão, mas tão aterrorizantes que o terror deixa de ser fantasia e se torna realidade? E envolve atores, produtores e parentes mais próximos? Pronto para conhecer OS FILMES DE TERROR AMALDIÇOADOS?

  • Poltergeist (Trilogia) - 1982


Quem não conhece a clássica cena (ou imagem, pelo menos rs) da garotinha em frente à uma tv sem sinal? O filme, escrito e dirigido por Steven Spielberg, conta a história de uma típica família americana que passa a viver fenômenos paranormais dentro de casa. A filha do casal desaparece e eles conseguem ouvi-la pela TV, e decidem buscar ajuda para resolver o mistério. Parece que brincar com manifestações demoníacas deixou alguns espíritos furiosos, pois uma sequência de fatos bizarros aconteceram durante e depois das filmagens dos 3 filmes. A garotinha, Heather O'Rourke, morreu durante as filmagens do terceiro filme devido à uma falha congênita intestinal. A atriz que interpretou sua irmã nos filmes foi estrangulada pelo namorado após o fim das gravações. Will Sampson, Brian Gibson e Julian Beck também faleceram pouco tempo depois da conclusão das filmagens do segundo filme. Muitas outras histórias estranhas envolvem a franquia, inclusive de que a cena com vários esqueletos dentro da piscina teria, de fato, esqueletos reais.

  • A Profecia (The Omen) - 1976


Em 1975, no dia 06 de Junho às 6 da manhã nasceu uma criança, protegida pelas forças do mal. Era o anticristo. Tido como uma criança comum, Damien foi trocado por um natimorto e adotado por uma família que jamais imaginava o que os aguardava. Esta é a história de "A Profecia", adaptação de um sucesso literário de mesmo nome. O filme também foi marcado por vários fatos estranhos e que ainda deixam muita gente com a pulga atrás da orelha. A começar com o suicídio do filho de Gregory Peck (protagonista) pouco antes do início das filmagens. Ele atirou em si mesmo. O avião que Gregory estava, junto do escritor David Seltzer, foi atingido por raios. Gregory ainda teria cancelado uma viagem à Israel se livrando de um acidente do avião que tomaria, que matou todos os passageiros. O hotel onde Richard Donner (diretor) sofreu um atentado à bomba pelo IRA (Exército Republicano Irlandês). Pessoas do cenário foram mordidas pelos cães contratadas para encenar e o responsável pelos efeitos especiais, John Richardson, se envolveu em um acidente de carro onde seu assistente foi partido ao meio (assemelhando-se à uma das cenas do filme). Houve recusas de atores para participar do filme por ele se tratar, diretamente, de Lúcifer.

  • O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby) - 1968


Ninguém pode negar que o filme de Roman Polanski é um clássico dos cinemas. Nele, um jovem casal se muda para um prédio e logo percebem que os vizinhos são bem peculiares. Descobrem então que todos são bruxos e fazem parte de uma seita onde escolhem Rosemary para dar à luz o filho do demônio. O edifício Dakota, onde parte do filme foi filmado, era conhecido por suas várias histórias de fantasmas e aparições. Em uma das cenas, uma mulher pula da sacada onde, anos mais tarde, John Lennon seria morto. O produto William Castle sofreu insuficiência renal após o término do filme e enquanto estava sendo tratado gritou: "Rosemary, pelo amor de Deus, solte esta faca!" (estaria alucinando?). Em março de 1969 Polanski comprou uma casa para si e sua esposa, Sharon Tate. O antigo proprietário era Terry Melcher, produtor musical que havia recusado a gravar uma música de Charles Manson que foi ninguém mais ninguém menos que um fundador, mentor intelectual e líder de um grupo que cometeu vários assassinatos nos EUA no fim dos anos 60 (pesquise por ele no google/wikipédia). Manson, frustrado com a recusa, ordenou que seu culto fosse até a casa e lá assassinaram friamente Sharon, grávida, e mais quatro pessoas a facadas. Um dos assassinos utilizou o sangue das vítimas para escrever "PORCO" na frente da casa. Polanski sobreviveu por estar viajando no momento, e anos mais tarde ainda foi acusado de estupro.

  • O Exorcista (The Exorcist) - 1973


Alguma dúvida que o filme mais apavorante e temido da história do terror estaria isento? Depois de ter retratado e utilizado tanto a entidade demoníaca? A história da pequena garota que foi atormentada e possuída pelo demônio Pazuzu dá o que falar até hoje, e já chocou milhares de telespectadores. O trailer para anunciamento do filme foi retirado dos cinemas por ser considerado assustador demais. Depois de muito tempo, a Warner Bros. liberou o tal trailer e se você for corajoso o bastante para encarar com o visual alucinógeno do trailer, procure no youtube. O Set de filmagem pegou fogo e a produção teve que ficar parada por longas cinco semanas. A casa onde filmaram as tomadas externas permaneceu vazia por mais de 30 anos, já que ninguém tinha coragem para alugar/comprar o imóvel. A Warner então se apropriou e fez do lugar um ponto turístico. Uma semana após gravar sua morte rolando na escada, Jack McGowran morreu de verdade (alguns sugerem pneumonia). A atriz Ellen Burstyn, mãe de Regan no filme, sofreu uma séria lesão na cena em que é atirada para longe pela filha possuída. Mercedes McCambridge, que dublou a voz de Regan possuída, fumava seis maços de cigarro por dia, comia maçãs defumadas e tomava ovos crus, para ajudar na performance rouca da voz. Seu esforço não foi reconhecido quando esqueceram de colocar seu nome nos créditos no final do filme (ela processou o estúdio por isto depois). Alguns parentes e amigos das pessoas envolvidas com o filme foram atingidas de alguma forma. Fanáticos religiosos perseguiam Linda Blair (a garota no filme), ameaçando-a de morte por ser "adoradora do demônio". Ela teve que passar seis meses amparada por seguranças contratados pelo estúdio. E apesar de Linda Blair voltar na sequência, O Exorcista 2 - O Herege, nunca mais foi vista atuando em grandes produções. Para reproduzir seus estranhos sons quando estava possuída, sons estridentes de porcos sendo levados para o abate foram gravados e utilizados. Contudo, O Exorcista foi o primeiro filme de terror da história a ser indicado ao Oscar.

  • Bônus: Sangue de Bárbaros (The Conqueror) - 1956


E parece que não é só o sobrenatural que exercer suas forças não. E nem só em filmes de terror. O azar escolheu um outro gênero, fazendo de Sangue dos Bárbaros seu alvo.


O filme épico ficou marcado não por seu roteiro, mas pela tragédia. As locações escolhidas para filmagem do filme foi em Utah, em 1955, onde haviam sido realizados testes nucleares. Em decorrência disto, das 220 pessoas envolvidas na produção, 91 desenvolveram câncer e 46 morreram prematuramente devido à doença, inclusive o astro John Wayne. Bizarro!


Várias outras lendas e histórias podem ser pesquisadas no vasto mundo da internet. Busquei ao máximo para trazer informações concretas e fatos, e todos podem ser pesquisados (desculpa mas não colocarei tooooooodas as fontes que utilizei desta vez, me deu trabalho!).
Duvido que agora você assista (ou reveja) estes filmes da mesma forma! Boa diversão!

Um comentário:

Victor Bei Fong disse...

Hahahahaha fui descrito no primeiro parágrafo KKKKKKKKKKKKKKKKK