Pages

sábado, 12 de junho de 2010

The Valentine´s Gay

Hoje vou me arriscar à uma nova proposta para o Blog. Faz um tempo que gostaria de estar criando posts para debates, e finalmente hoje me coloquei ao trabalho. Portanto, ao longo do post, é você quem irá decidir até onde continuar.

Primeiro, veja esta imagem:


O que vê? Um homem e uma mulher? Duas mulheres? Dois homens?
Pois bem, são dois homens. Como se sente com isto?
Consegue continuar lendo? Se sentir a vontade, é um prazer que você continue lendo, mas caso ainda não consegue ver esta imagem com um olhar natural, talvez não lhe seja útil continuar.

Agora, leia atentamente esta carta:


"Toda a minha vida quis que as pessoas ouvissem o que tenho a dizer sobre o que acho que tem valor e importância para mim.Foi impossível.Todos os que encontrei só sabiam ver em mim um homossexual. O que eu sentia, sentia desta ou daquela maneira, porque era homossexual. Me falaram o tempo inteiro do meu jeito homossexual; da minha sensibilidade homossexual; de minha história homossexual; do meu sexo homossexual; de minha tendência homossexual. Dos amigos aos analistas todos, todos, só sabiam dizer: “esconda! Mostre!”; “seja homossexual, não seja homossexual”. Muitas vezes pensei, quando encontrava pessoas que ainda não conhecia, em pedir-lhes, como em O fantasma da Ópera, “close your eyes”, olhem através de mim, vejam o que existe e que não é homossexual. Impossível. Acabei cedendo; achei sendo “um homossexual”; “acabei sendo um gay”. Agora, que estou perto de morrer, talvez me deixem em paz. Achei que podia encontrar alguém que me ouvisse falar do que gostei, de quem amei, do que me fez triste, alegre, etc. Por isto te procurei. Vou morrer, já posso deixar de ser homossexual"


(Citação do livro A Face e o Verso de Jurandir Freire Costa. Essa é uma resposta de um rapaz de 32 anos ao ser questionado pelo motivo que o levava ao consultório do autor)

O que nos torna melhores? Em qual estatuto, parágrafo, artigo ou legislação encontramos um respaldo que nos torna superiores à algo ou alguém? Nem eu, você, Ghandi, Madre Teresa, Michael Jackson, Hitler ou Obama é superior o bastante para me responder isto. Tampouco, superiores para condenar as pessoas que amam!


[x] It´s about "Choice"?


Não estou aqui fazendo apologia ao homossexualismo. Ser gay não é escolha (como escolher que roupa usar ou que pizza comer), não é tendência a ser seguida, não é moda. Ser gay não é ser inferior, não é ser doente, não é sofrer de problemas mentais. Talvez, o que melhor defina o que quero dizer aqui, é: Ser gay é ser CORAJOSO.

Peço à você, que está lendo isto, para me dizer se conhece alguém que escolhe ir para a cadeia... consegue me dizer? Quem sabe, talvez, uma pessoa que decida comer uma torta envenenada em sã consciência. Também não, certo? Então tente me explicar porquê uma pessoa em sã consciência escolhe ser gay! Será que alguém seria capaz de, simplesmente, querer ser gay no mundo em que vivemos hoje? Ninguém é insano o suficiente para "querer" sofrer.


[x] Homofobic Phobia


Piadas que envolvem homossexualismo está na mesa das pessoas assim como o "pão nosso de cada dia". E na mesma "padaria", encontramos a hipocrisia e o preconceito em promoção, quase de graça. É divertido caçoar os gays. Eles não valem nada, vivem para o prazer e para a libertinagem, não são pessoas para se conviver. Servem apenas como alvo de zombaria e de crimes. De mortes. De exclusão social. E claro, eles escolhem ser gays.


Irônico não? Vamos pensar: as pessoas sentem nojo e espanto quando vêem dois homens ou duas mulheres se beijando. Quando vêem um homem  e uma mulher na mesma situação, dizem que é "natural", prova de amor.


Retomada: não estou fazendo apologia. E também não sou ignorante a ponto de acreditar que as pessoas devem passar a enxergar isto como belo da noite para o dia. Nada acontece sem um processo. Meus avós irão sempre acreditar que o homossexualismo não é correto, é o peso cultural. E hoje fazemos parte de um peso cultural que irá cair sobre os filhos de nossos filhos. Será que isto é motivo suficiente para tentar mudar a história?


[x] I´m not gay, then I´m marvelous


Eu sou normal, sou hétero! O que é ser anormal? O que é ser normal? É "Adão e Eva" o único pilar de sustentação do modelo "normal' e correto? Quem aqui tem 2.000 anos para poder me dizer o que era o "normal e correto" nas outras civilizações e povos? Porquê ainda existem pessoas que insistem em dizer o que é certo e errado?


Auto-afirmação: Eis a questão. Você já viu alguém sair por aí dizendo que é branco? Que é moreno? Que tem mãe e pai? Que calça 40? E pessoas dizendo: "Eu sou é homem!", "Sou homem" e "Sou espada" ? Não precisa responder se você é uma dessas pessoas. E gostaria que entendesse que, quando uma coisa é certa para a gente, não precisamos afirmar isto para os quatro cantos do mundo. Isto acaba se tornando uma exteriorização de uma questão interna mal-resolvida e quem sabe, da sua própria sexualidade também não resolvida.


[x] Under Rug Swept


Fazer "vistas grossas", varrer para debaixo do tapete, fingir que nada está acontecendo. É tão mais fácil e cômodo. Não é comigo, para quê me importar? Não é com você, mas pode ser com seu irmão, seu primo, seu filho, seu amigo, seu pai, sua mãe, sua tia. É com seu vizinho, é com uma pessoa da sua escola, é com aquele que passa na sua rua. Está do seu lado, é real, para quê esconder?


Gays não precisam ser varridos para o canto, nem serem escondidos dentro de um baú como se fossem monstros da sociedade. Gays são, antes de mais nada, pessoas como você, como o hétero, como outro gay, como o papa, como Xico Chavier. Seja homem, mas seja homem direito, seja homem inteligente, seja mulher culta, seja mulher educada. Respeite, enxergue. Gays são corajosos porque se mostram, não temem ser quem realmente são, não vivem uma mentira pois estão certos do que querem. Assim como héteros também o são. Viu que não há diferença alguma?


[x] I stigmatize you forever


O que nós menos precisamos nesta vida são dos estigmas. Seja você hétero, gay, bissexual. Não, não me sinto bem sendo o "mais burro da sala", "o gordo que come tudo nas festas", "o negro que não pode trabalhar aqui", "o pobre que não tem direito alí" nem "a coitada que ninguém gosta acolá". Ninguém se sente bem com isto. Tampouco há alguém de se sentir bem sendo "viado, bicha, boiola ou mulherzinha". Diria isto aos seus filhos? Ao seu pai? Então porquê se sente no direito de dizer isto à uma vida que é igual a você?


Porquê ficar com 10 mulheres numa noite é aceitável, e ter um relacionamento com alguém do mesmo sexo que eu durante 6 meses não o é? Porquê ir para a cama com o primeiro que conheço é "legal", mas duas mulheres andarem de mãos dadas é recriminado? 


Porquê não se preocupar em ser uma pessoa do bem, que cuida da sua própria vida, sem menosprezar aqueles que possuem questões "não iguais" às suas?


Seja você, viva como queira. Direitos são iguais até onde? Até então, os direitos tem atingido àqueles que lhes convém, e não à todos como reza a premissa. Algo precisa ser mudado, e nada mais justo do que começar a diluir aquele preconceito genuíno que nos faz olhar torto quando vemos duas pessoas trocando carinhos. "Duas pessoas", pois para ser humano, o sexo é apenas uma questão de ponto de vista. Eu conheço héteros que não são humanos, pois matam filhos, engravidam filhas, espancam avós, roubam pais, exploram crianças. E nessa classe de héteros, normais e corretos, estão papas, empresários, governadores, pastores, professores, cantores, médicos, catadores de lixo, carteiros. 


A hipocrisia não escolhe.
Você escolhe.


Obrigado por ter lido este post.
Eu sou gay.
E aí, vai deixar de visitar meu blog? ^^

2 comentários:

Jansen disse...

Não mesmo Fabricio, não deixarei de visitar e colaborar com seu blog. Vc é meu amigo. Eu ESCOLHI ser seu amigo, vc ESCOLHEU ser meu amigo e é isso que somos. Isso não depende de sexualidade. Então? Amigos?

Dobrô disse...

preciso responder a pergunta?
se eu achasse isso relevnate, jah teria deixado de falar c vc a um tempaum '-'

cade camille c topo? xD too late ;D